Exposição virtual dos alunos dos cursos Fotografia Expandida e Fotografia e Imagens Técnicas - 1o Semestre de 2020

︎︎︎ ︎︎︎ ︎


Ensonhações e Vaticínios
professora
Denise Cathilina


Os alunos do curso Fotografia, Arte e Novas Tecnologias e Fotografia Expandida da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, ministrados pela professora Denise Cathilina, inauguraram no dia 22 de agosto a exposição virtual Ensonhações e Vaticínios. 

Os 11 artistas exibem cerca de 50 fotografias tendo como fio condutor a pandemia, o Covid19, o confinamento, o distanciamento, a imaterialidade dos corpos virtuais e as novas formas de viver e de se relacionar.  Ensonhações e Vaticínios conta com duas salas expositivas. Na primeira sala, “Ensonhações”, as obras expressam o momento atual, a perplexidade frente a um mundo distópico, testemunhos da crise e da pandemia. Na sala 2, “Vatícinios”,  os artistas refletem sobre corpos, pessoas, o futuro.

A pandemia causada pela Covid19 resultou no fechamento abrupto das escolas e por, este motivo, houve apenas uma aula presencial. Os encontros e desencontros que todas mudanças e a própria arte suscitam se viram obrigados a migrar por completo para os modelos virtuais, refletindo diretamente na pesquisa do grupo que investiga não só a  fotografia, mas também as tecnologias que ela incorpora e com as quais se hibridiza.

A artista e professora Denise Cathilina já vem realizando trabalhos de web arte desde 2005, e foi um desdobramento natural que reflexões sobre os aspectos da própria circulação da fotografia na internet  se tornassem centrais na discussão do grupo; o resultado é uma exposição em uma galeria tridimensional especialmente construída por Katarine Almeida e Ricardo Kranen, também alunos do curso.

Este é o resultado de um trabalho colaborativo, em que todos contribuíram na elaboração, produção e execução do evento, além de participarem enquanto artistas. A plataforma virtual de exposição fica disponível para visitação até o dia 19 de agosto de 2021.


Veja a exposição aqui ︎︎︎




Ensonhações e Vaticínios

Denise Cathilina  
   Cláudia Bokel
  Dafne Nass
  Fernanda Pierucci
  Francisco Setúbal
Katarine Almeida
    Luciana Paschoal  & Roldan Muradian
Maria José Alfaro Freire      
Mauro Neves 
Ricardo Kranen
Sophia de Luizi
Tatiana Montanã Ribeiro

fotografia, virtualidade, arte contemporânea, ensonhações, vaticínios, confinamento, 2020, pandemia